AC é referência nacional na satisfação dos consumidores

10.11.17

A empresa municipal Águas de Coimbra alcançou, pela sétima vez, a melhor classificação no estudo ECSI Portugal - Índice Nacional de Satisfação do Cliente. Na edição de 2017 deste estudo, a Águas de Coimbra foi a empresa melhor classificada, em todos os indicadores avaliados, posicionando-se à frente dos Serviços Municipalizados de Almada e da Epal, entidades gestoras de referência no setor da Água, que ocupam o segundo e terceiro lugar nos resultados deste ano.

Os resultados do estudo indicam que a Águas de Coimbra continua a ser a empresa melhor posicionada em todos os indicadores avaliados: “Imagem”; “Expetativa dos clientes”; “Qualidade apercebida”; “Valor apercebido”; “Satisfação”; “Gestão das Reclamações”; “Confiança” e “Lealdade”.

Em todas as variáveis do estudo, a empresa municipal de Coimbra ultrapassa as dez principais entidades gestoras do setor da Água, em Portugal. O relatório do inquérito revela, ainda, que 90% dos inquiridos, em Coimbra, bebem água da torneira e manifestam grande confiança na qualidade da água que chega às suas torneiras. Neste indicador, segue-se a Epal, com 87% dos inquiridos a preferirem a água da rede pública, e os SMAS de Sintra, com 83%. Relativamente a outras entidades gestoras, este valor situa-se abaixo dos 80%.

Recorde-se que a liderança da Águas de Coimbra neste estudo de satisfação repete o êxito já alcançado nas edições de 2009, 2011, 2012, 2013, 2014/ 15 e 2016, sendo que, em 2010, a empresa municipal de Coimbra ficou posicionada em segundo lugar.

Os indicadores do ECSI revelam grande consistência no desempenho desta empresa municipal, ao longo dos últimos anos, conseguindo manter-se no topo da satisfação dos clientes, no setor da Água.

No estudo deste ano foi avaliado o Índice de Satisfação relativamente aos serviços prestados por 10 entidades gestoras de água. Relativamente à dimensão da amostra, foram entrevistados cerca de 250 clientes por empresa, o que totalizou 3561 entrevistas realizadas aos clientes do setor da Água, no âmbito do ECSI 2017.

Sobre o estudo ECSI Portugal

O Índice Nacional de Satisfação do Cliente (ECSI Portugal) é um sistema de medida da qualidade dos bens e serviços disponíveis no mercado nacional, por via da satisfação do cliente. É desenvolvido anualmente por uma equipa que envolve o Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa (ISEGI-NOVA), a Associação Portuguesa para a Qualidade e o Instituto Português da Qualidade.

Em 2017, o estudo sobre o setor da Água envolveu as 10 principais entidades gestoras de água do país. Além deste setor de atividade, o Índice de Satisfação do Cliente mede a qualidade dos serviços nas áreas da banca, seguros, comunicações, combustíveis, gás, eletricidade e transporte de passageiros.